Casa Ecológica Oficina de Construções Sustentáveis em Teresina-PI

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no G+ Compartilhar no LinkedIn Imprimir




Foto - Casa Ecológica Oficina de Construções Sustentáveis em Teresina-PI* Fotos/Imagens meramente ilustrativas

Casa Ecológica Oficina de Construções Sustentáveis em Teresina-PI

Mais de 100 pessoas participam da construção da primeira casa ecológica do Piauí. A residência é toda construída com materiais reutilizados. O imóvel terá cinco cômodos e está no Loteamento Residencial Júlio Soares, Zona Sul de Teresina, a 200 metros da BR-316. O projeto faz parte da primeira Oficina de Construção Sustentáveis de Teresina.

Segundo o secretário executivo da secretaria municipal de Meio Ambiente, Dionisio Carvalho, o projeto mostra que é possível construir uma unidade habitacional com reaproveitamento de materiais que antes iriam para o lixo. “É uma matéria prima muito barata e ecologicamente correta”, explicou Dionísio.

De acordo com Dionisio Carvalho, para erguer as paredes da casa ecológica foram colocados sacos de areia empilhados. “Utilizamos uma técnica conhecida como superadobe, onde utilizamos sacos preenchidos com solo argiloso e empilhados. Para garantir que eles fiquem uns sobre outros os amarramos com arame. Depois disso colocamos o teto e agora estamos realizando a parte de reboco da casa, que não é feito de cimento”, descreveu Dionisio.

Para fazer o reboco, o projeto utiliza massará com cinzas. “Misturamos os dois materiais com água e chegamos a um material que gruda em qualquer superfície e quando seca fica duro como cimento. Com isso, deixamos de utilizar vários sacos de cimento e contribuindo para a preservação do planeta, porque a cada mil quilos de cimento produzidos são emitidos 610 quilos de CO² na atmosfera”, argumentou o secretário.

A construção da casa teve início em setembro de 2013 e o término da obra está previsto para a segunda quinzena do mês de outubro. “Com o trabalho de voluntários de alunos dos cursos de arquitetura, engenharia civil, técnicos em edificações, gestão ambiental e profissionais da área de construção civil, além da ajuda de pessoas da comunidade, vamos conseguir terminar esta obra em apenas um mês”, destacou Dionisio.

O projeto conta com oficinas divididas em três módulos, onde cada pessoa pode participar de um módulo de cinco dias. “Durante a oficina diversas técnicas de bioconstrução estão sendo repassadas e os alunos não estão apenas construindo uma casa ecológica, mas também vão receber certificado de participação na oficina”, explicou Dionísio Carvalho.

Para a aluna do 4º período do curso de edificações do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Ana Karoline Silva, a participação na oficina irá contribuir para sua formação profissional. “Aqui aprendemos técnicas baratas e ecologicamente corretas que podem ser incorporadas em qualquer área da construção civil. Apesar também de ser uma técnica simples é grandioso ver como está ficando o projeto”, justificou Ana Karoline.

Além da construção da casa, o projeto terá a implantação de um jardim ecológico no local. “Até a fossa séptica da casa é ecológica. Ela é construída com pneus velhos e recoberta com areia, sendo que em cima ficará um jardim com plantas, que irão se alimentar dos dejetos e assim tudo será reaproveitado na casa”, revelou Dionisio Carvalho.

Após terminar o projeto a residência será doada pela Prefeitura de Teresina para o artesão Álvaro Carneiro. “O terreno já era dele e ele cedeu para realizarmos o projeto, é uma pessoa humilde e uma figura ilustre do artesanato piauiense”, argumentou Dionísio.

A Oficina está sendo promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e envolve aproximadamente 100 moradores de diversas comunidades, além de alunos de arquitetura, engenharia civil, técnicos em edificações, gestão ambiental e profissionais da área de construção civil.

Fonte: G1

Para comprar direto de fábrica com os melhores preços de venda, entre em contato conosco.


link para pagina de produtos






© Todos direitos reservados >> Grupo IW8 - Equipamentos para Construção Civil - 2016

Logomarca do desenvolvedor